Três meses – Uma nova dinâmica, a mesma atitude!

Inauguro hoje o espaço de opinião da JSD Distrital do Porto: “Um Porto de opinião”. Este espaço será de todos aqueles que quiserem contribuir para a discussão de ideias, para o debate público, para a resolução de problemas das pessoas. Um espaço livre, sem amarras nem barreiras, que responsabiliza apenas o seu autor por aquilo que aqui escreve.

Começo hoje por prestar contas. O escrutínio dos eleitos pelos eleitores é condição sine qua non de uma qualquer democracia madura e participada e, aqui chegado, nada melhor do que, neste dia, em que pela primeira vez avaliamos o mandato desta CPD, in casu, os primeiros três meses, em conselho distrital, para prestar contas daquilo que foi o nosso trabalho nestes primeiros três meses de mandato.

Vivemos hoje tempos de incerteza e de adaptação constante em todas as actividades e, por isso mesmo, a ação política não é excepção. Não foram, certamente, os três meses que desejaríamos, mas nem por um segundo viramos a cara à luta, nem por um segundo paramos de trabalhar. Com a atitude frontal, trabalhadora e combativa tão característica da JSD Distrital do Porto implementamos uma nova dinâmica. Abrimos a nossa Distrital a todos os que connosco querem trabalhar, envolvemos, ouvimos e respeitamos todas as opiniões. Não houve um único repto de tema ou de projecto que tenha ficado por responder e quase sempre com a mesma resposta: “Boa ideia! Anda daí. Queres coordenar o trabalho sobre esse tema?”. A reposta foi, na esmagadora maioria das vezes: “Sim! Vamos ao trabalho.”

Foram três meses trabalhosos mas a “máquina “ ainda está em aceleração e assim queremos que seja até ao fim, sempre a crescer, sempre a envolver mais pessoas, sempre a trabalhar mais temas, sempre a lutar por mais causas importantes para a qualidade de vida da juventude portuguesa em geral e dos jovens do distrito do Porto em particular.

Nestes primeiros três meses pedimos a demissão da ministra da justiça e do ministro da administração interna, responsáveis políticos por dois dos casos que mais envergonharam o Estado Português nos últimos largos anos: a morte de um cidadão estrangeiro, à guarda do Estado Português, após tortura; e a falsificação do currículo de um Procurador num processo de seleção.
Colocamo-nos ao lado dos Estudantes do ensino superior, na prevenção do Burn out académico, e na defesa da realização dos exames do primeiro semestre, antecedendo assim o início do segundo semestre. O que é lecionado em setembro de 2020 não pode ser avaliado em Setembro de 2021!

Escrevemos aos deputados do PSD na Comissão Parlamentar de Saúde, defendendo convictamente a inclusão na primeira fase de vacinação dos estudantes das áreas de saúde em estágio clínico. Simultaneamente, como Portugal não é só Lisboa, defendemos que a sede da Europe Startup Nations Alliance devia ser no Norte ou centro de Portugal.

Estivemos ao lado dos Advogados Estagiários que estão a ser impedidos de terminar o seu estágio.

Estivemos sempre onde tínhamos de estar, ao lado dos jovens Portugueses!

Não falta trabalho já produzido que só ainda não viu a luz do dia porque ainda não houve oportunidade para materializar a sua tão desejada execução, tal sem sido o ritmo de trabalho produzido.

Com a certeza que os próximos três meses vão ser ainda melhor. Termino desafiando-te a fazer parte deste nosso Porto de Trabalho. Tens um projecto pelo qual queres lutar e que pode melhorar a qualidade de vida dos jovens Portugueses? Apresenta-nos! Vamos juntos trabalhar nele.