Valongo tem estado na boca do Mundo, recentemente venceu o prémio folha verde da Europa, entregue a cidades que demonstrem um bom estado ambiental, pois bem, fico contente com as vitórias do meu concelho. sempre, mas quando isso implica que só haja investimento numa das freguesias durante 8 anos, não posso aplaudir.
Não tenho como fazê-lo.
A poluição do rio Ferreira está aos olhos de todos, o entulho pelas serras tende cada vez a aumentar mais e a recolha do lixo em determinadas zonas do nosso concelho é diminuta. Como é possível acreditar que somos uma zona verde quando os mínimos não são cumpridos?
Valongo tem vindo a ser ultrapassado pelos municípios à sua volta, e de quem é a culpa?
De uma maioria absoluta que deixa o socialismo liderar sem pensar no futuro e nas pessoas. Somos um concelho que vive de aparências, fogos de artifício e inaugurações desertas.
A política fracassa quando os seus líderes têm sede de poder e não de causa, o poder nunca se pode sobrepor às pessoas.
Nunca. É imperativo estar no terreno e perceber as falências do nosso Município, a ação social está esquecida, os jovens veem-se obrigados a procurar soluções em concelhos vizinhos para prosperar, a habitação é escassa e os preço das taxas tornam-se apelativos fora de Valongo devido aos sucessivos aumentos, quer da taxa da água, do IMI e por aí fora. Temos freguesias esquecidas, é o exemplo de Campo e Sobrado que todos os anos vê ser prometida uma rede de transportes e nunca executada, um aterro que necessita de fiscalização severa, as vias ao abandono, obras no papel e podíamos continuar a traçar o mau estado do nosso concelho.
Valongo precisa de uma mudança, assente no desenvolvimento económico e social do concelho, é por isso, que a juventude participa lado a lado com a candidatura Unidos Por Todos, considerando que o desenvolvimento do concelho é alcançado quando conseguimos um desenvolvimento integrado do seu território, dessa forma, foram estudadas propostas para cada uma das freguesias. Não podemos continuar a assistir ao desenvolvimento de uma só freguesia enquanto as outras estão ao abandono.
É urgente mudar este estigma, ouvir as pessoas e investir de forma a criar melhores condições de vida ao Valonguenses, a economia é o pilar fundamental para o desenvolvimento, dessa forma acreditamos que devem ser criadas medidas sem preconceitos ideológicos, que ajudem os empregadores e os empreendedores. As políticas fiscais precisam de ser alteradas, o apoio ao comércio fomentado, potenciar o turismo em Valongo para criação de emprego e atividade económica, a saúde tem de estar ao acesso de todos. A juventude propõe a criação de plataformas de voluntariado, criação de um portal de emprego onde potenciais empregadores anunciem gratuitamente as suas necessidades de, criação de um programa de estágios que traga vantagens de parte a parte a criação de incentivos à compra de habitação própria permanente para os jovens que adquiram a sua primeira casa até aos 35 anos através da isenção de comissões iniciais, isenção ou aumento do limite de impostos associados à compra de habitação própria, oferta de incentivos fiscais ao proprietários/senhorios reduzindo algumas das taxas municipais e muitas outras ideias, para seja atrativo ser jovem em Valongo.
Fixar os nossos jovens é uma prioridade e vamos trabalhar nesse sentido.
Não podemos deixar que Ermesinde, Campo e Sobrado e Alfena estejam ao abandono para investir apenas e só no centro de Valongo. Os investimentos têm de ser atrativos, as prioridades têm de passar pelo bem estar das pessoas e não por uma construção mentirosa e milionária de uma nova Câmara, por exemplo. 20 milhões disfarçados de 11 para atrair a atenção daqueles que não conseguem ver para além de uma governação socialista absoluta.
Basta. Valongo precisa de estar unido por todos, por todas as freguesias por igual e por todas as pessoas, não podem existir valonguenses de primeira e valonguenses de segunda, priorizamos a igualdade no nosso concelho e é em prol disso que iremos trabalhar.
Quanto a mim, como jovem e membro da candidatura estarei sempre ao lado da juventude para recuperar o tempo perdido. Não deixarei que nos olhem apenas como caras jovens e tudo farei para que seja atrativo ser jovem no meu concelho.